Arquivo mensais:julho 2015

Por que os aparelhos de pressão digitais não são confiáveis?

Recentemente um leitor me perguntou o seguinte:

Prezado Dr. Leonardo gostaria de saber porque os profissionais da área de saúde sempre afirmam que os aparelhos digitais não são confiáveis para medições. Será por falta de informações ou algo direcionando procedimentos.
Observei que inclusive a SBC indica alguns fabricantes e modelos, bem como o INMETRO, onde existem testes e aferição, com respectivos selos. Existem os digitais que medem no braço e os de pulso tb, qual seria o mais indicado, caso sejam confiáveis a seu parecer. A nível de precisão qual o mais correto analógico, digital ou ambos. Desde já meus agradecimentos por todo esclarecimento profissional e poder tb repassar estas mesmas informações a todos a minha volta é profissionais da área da saúde.

Continue lendo

Espírito Santo proíbe saleiro na mesa de bares e restaurantes

Nesta semana começa a valer a Lei Estadual nº 10.369, de 22 de maio de 2015, que proíbe bares, restaurantes e similares de expor saleiros e sachês de sal sobre suas mesas e balcões. Algumas pessoas estão revoltadas com a Lei, e falam em despropósito, paternalismo e até ditadura. Eu mesmo fui surpreendido, e só fiquei sabendo da Lei um mês depois dela ter sido publicada. Mesmo assim, não tenho uma visão tão negativa sobre ela.

Continue lendo

ACMFC ocupa Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vitória

No dia primeiro de julho de 2015, a Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC) ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vitória. Durante 10 minutos, o vice-presidente Marcello Dala Bernadina Dalla explicou a importância do médico de família e comunidade para a Estratégia Saúde da Família (antigo PSF) do município de Vitória. A principal mensagem foi necessidade (e viabilidade) de se investir em vagas de residência médica para em medicina de família e comunidade no município. O discurso chamou a atenção dos vereadores, e foi seguido por uma série de perguntas e respostas.

Doutor Marcello Dalla discursando na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vitória

Fonte: Departamento de Comunicação da CMV

Para assistir à Tribuna Livre, visite a TV Câmara Web e selecione a Sessão Ordinária do dia 01/07/2015. A Tribuna Livre começa aos 8 minutos e 40 segundos.

Em breve a ACMFC deverá publicar em seu site uma nota sobre a Tribuna Livre, e divulgar através do YouTube um vídeo apenas com a Tribuna Livre, sem o resto da Sessão Ordinária. Atualização: o vídeo está disponível no YouTube: