Arquivo mensais:março 2010

Agente comunitário de saúde tem direito a adicional por insalubridade

Semana passada um agente comunitário de saúde (ACS) perguntou se os ACS teriam direito a receber adicional por insalubridade. Trago a vocês o que encontrei na legislação, mas não sou advogado. Antes mesmo de ameaçar exigir na justiça um direito trabalhista, é melhor consultar um advogado ou defensor público. Resumindo minha impressão, o ACS tem, sim, direito a receber adicional por insalubridade, e a base de cálculo deve ser o seu próprio salário, e não o salário mínimo. (Leia também: Emenda constitucional garante piso salarial para agentes comunitários de saúde.)

Continue lendo

Anvisa regulamenta plantas medicinais

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou o uso de plantas medicinais (drogas vegetais), usadas pela tradição popular para aliviar sintomas e curar doenças. A resolução determina que a fabricação, a importação e a comercialização das plantas medicinais passam a ser controladas pela Anvisa, mas a parte mais interessante é o anexo que lista todas as plantas medicinais reconhecidas, com suas indicações, formas de uso, e efeitos colaterais.

Continue lendo

10 passos para uma alimentação saudável

É impossível escrever sobre saúde sem abordar a alimentação, e nada que se escreva sobre alimentação no Brasil estará completo se não mencionar o Guia Alimentar para a População Brasileiro. O livro foi produzido e editado pelo Ministério da Saúde, e em sua versão original foi voltado para os profissionais de saúde, mas sua versão de bolso tem apenas 32 páginas pequenas e é uma ótima leitura para todo o mundo.

Continue lendo

Mosquito transgênico para combater a dengue

O cientista brasileiro Osvaldo Marinotti desenvolveu, nos Estados Unidos, uma versão geneticamente modificada do Aedes aegypti capaz de transmitir uma doença genética para os mosquitos da dengue normais. Confira a notícia no Agência Brasil:

Os mosquitos transgênicos estão atualmente passando por testes em “grandes gaiolas” no México. De acordo com o pesquisador, o uso do mosquito vai depender dos resultados desses testes, realizados em um sistema de contenção, sem soltar os animais na natureza.

A dengue tem castigado o brasileiro há quase 20 anos, mas parece que em poucos anos será tecnologicamente viável controlar a doença de forma mais efetiva. A vacina para a dengue já está próxima, volta e meia desenvolvem alguma técnica nova de eliminar as larvas, e agora temos a promessa do mosquito trangênico. Todas essas armas têm suas limitações, mas cada uma age em uma fase diferente do ciclo reprodutivo do vírus da dengue, e por isso o uso combinado das técnicas deve ser ainda mais efetivo.

Saiba mais sobre o Doutor Leonardo

Recentemente trabalhei um pouco a página Sobre, que até então só continua um resumo da minha qualificação. A página foi expandida, e agora conta com informações sobre o site em si. Em resumo, o Doutor Leonardo traz informações sobre estilo de vida saudável e prevenção e controle de doenças para que as as pessoas possam cuidar melhor de sua saúde, ou da saúde de seus entes queridos.

Medicina de Família no Planeta Saúde Brasil

Em janeiro eu tinha prenunciado mais três integrantes do Planeta Saúde Brasil, mas as coisas não saíram bem como eu queria. Apesar de demonstrar boa vontade, os três blogs candidatos acabaram não fazendo as adequações necessárias para se juntar ao Planeta. Mas agora, passados dois meses, anuncio um quarto candidato que, este sim, se juntou ao Planeta Saúde Brasil: o blog Medicina de Família, de Leonardo Savassi e Ricardo Alexandre.

Continue lendo

Como prevenir a osteoporose

A osteoporose é uma doença em que os ossos ficam mais frágeis, aumentando muito o risco de fraturas espontâneas ou em seguida a pequenos acidentes como quedas. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a osteoporose não dói. O que causa a dor é a osteoartrose; o nome é parecido mas a doença é bem diferente. (Leia também: Como prevenir a artrite (osteoartrose).)

Mais do que prevenir a osteoporose, o importante é prevenir as fraturas. Isso inclui o tratamento da osteoporose, bem como a prevenção de quedas nas pessoas que tenham ou possam ter osteoporose, como os idosos. Nesse artigo, vou abordar principalmente a prevenção da osteoporose em si, mas algumas dessas medidas também são capazes de prevenir as fraturas em quem já tem osteoporose.

As orientações abaixo são baseadas principalmente em estudos com mulheres que já tiveram a menopausa, mas se aplicam a todas as faixas etárias e sexos, em maior ou menor grau. Em especial, ter um esqueleto saudável na adolescência parece ser um fator de proteção contra a osteoporose na terceira idade. Além disso, um estudo mostrou que o aumento da ingestão de cálcio aumenta a velocidade de crescimento de crianças e adolescentes.

Continue lendo

Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil

Este artigo foi atualizado em 2015: “Os 10 maiores fatores de risco para a nossa saúde.”

Semana passada publiquei um artigo sobre os 10 maiores fatores de risco para a saúde das mulheres brasileiras, levando em consideração não apenas o risco individual das pessoas afetadas, mas também o número de mulheres afetadas. Pois bem, dessa vez trago a vocês uma lista semelhante, mas com os principais fatores de risco para a saúde de toda a população brasileira, não apenas das mulheres. (Leia também: Por que os homens morrem mais cedo?.)

Continue lendo

Doe sangue antes de receber a vacina contra a gripe suína

A Fundação Pró-Sangue teme que a campanha de vacinação contra a gripe suína cause uma baixa nacional nos estoque de derivados de sangue para transfusão. O médico Carlos Roberto Jorge, da fundação, explica que é protocolo não aceitar doação de sangue de quem receber vacina nos últimos 45 dias. (Confira a matéria na Agência Estado.)

Continue lendo

Multa e cadeia para quem mantiver focos de dengue em casa

Nas primeiras 6 semanas do ano, o número de casos confirmados de dengue foi 2,1 vezes maior que no mesmo período de 2009. A maioria dos casos está acontecendo em cinco estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Goiás), mas o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue informa que existe uma situação de vulnerabilidade no país como um todo. Nesse contexto, fica fácil de entender as atitudes extremas adotadas por municípios como Cariacica e Nova Venécia, ambos no Espírito Santo. (Leia também: Aprenda a reconhecer os sintomas da dengue.)

Continue lendo