Arquivo mensais:dezembro 2012

Planeta Saúde Brasil com os dias contados

Comunico que, a partir do dia 24 de janeiro de 2013, o Planeta Saúde Brasil vai sair do ar. O Planeta Saúde Brasil é um site criado em 2009 (é isso mesmo?) pelo psicólogo brasiliense Vladimir Melo para agregar o conteúdo de blogs de qualidade autorados por profissionais de saúde.

Em janeiro de 2010 assumi a manutenção do Planeta, mas na prática ele nunca “decolou”. A visitação permaneceu muito baixa, com muito poucos leitores fieis ou ocasionais. Aproveitando que se aproxima o ano novo, e que dia 24 o registro do domínio expira, decidi não renovar o domínio, e deixar o agregador sair do ar.

Sugiro aos leitores do Doutor Leonardo que aproveitem a ocasião para fazer uma visita aos meus ilustres vizinhos, até porque seus blogs continuarão a ser atualizados normalmente depois que o Planeta Saúde Brasil sair do ar:

Quem será o novo secretário municipal de saúde?

O mundo pode até não ter acabado, mas daqui a uma semana a maioria dos secretários municipais de saúde terão perdido seus cargos, mesmo se o atual prefeito tiver sido reeleito. Isso sempre traz um clima de expectativa, tanto para o profissional de saúde quanto para a população, tanto um quanto outro interessados na consolidação das melhorias e na correção das falhas da gestão anterior.

Em setembro publiquei a opinião de um médico de família e comunidade sobre a relação da estratégia Saúde da Família com a renovação dos prefeitos, e agora trago a vocês as reflexões de outro colega sobre a importância da escolha do secretário municipal de saúde:

Continue lendo

Qualidade da Saúde da Família no Espírito Santo

Neste ano passei o dia do médico de família e comunidade de uma forma diferente. Dia 5 de dezembro foi realizado o Seminário Estadual de Qualidade da APS, e junto a 2ª Mostra de Experiências na Estratégia Saúde da Família. Fui convidado para representar a Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade na moderação de uma mesa, onde três municípios de diferentes portes na região central do Espírito Santo relatariam suas experiências com o PMAQ. (Mais sobre o PMAQ no meu artigo que a RBMFC publicou este ano.)

Continue lendo