Apesar de algumas autoridades apostarem que a gripe suína (gripe A H1N1) está chegando ao seu fim, o Ministério da Saúde acredita que a nova gripe atingirá o Brasil nesse inverno, e criou uma campanha para vacinar mais de 90 milhões de pessoas: metade da população brasileira.
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que [o] Brasil vai enfrentar o seu maior desafio em termos de campanha de vacinação de toda a história do Programa Nacional de Imunização. A meta inicial eram cerca de 60 milhões de pessoas, mas com o aumento da oferta de vacina no mercado internacional o Ministério decidiu acrescentar o público-alvo de 30 a 39 anos de idade.
Ao contrário das campanhas contra a gripe comum, a campanha de vacinação contra a gripe suína será dividida em etapas, de acordo com o risco de internação ou morte. Confira o calendário:
- 8 de março a 19 de março: profissionais de saúde e indígenas;
-
22 de março a
2, digo,23 de abril, digo 7 de maio: gestantes, pessoas com doenças crônicas, e crianças de 6 meses a 2 anos; -
5 de abril a
23 de abril, digo, 7 de maio: pessoas com 20 a 29 anos de idade; - 24 de abril a 7 de maio: idosos com doenças crônicas;
- 10 de maio a 21 de maio: pessoas com 30 a 39 anos de idade.
Os idosos, ou seja, pessoas com 60 anos de idade completos ou mais, também serão vacinados contra a gripe comum. Essa vacinação acontecerá, como de costume, no período de 24 de abril a 7 de maio. A diferença é que, este ano, os idosos com doenças crônicas receberão uma dose adicional, contra a gripe suína.
Doença crônica significa uma doença de curso arrastado, que dura meses, anos ou por toda a vida, ao contrário das doenças agudas, que começam e terminam rapidamente. Nem todas as doenças crônicas qualificam a pessoa a receber a vacina contra a gripe suína. Confira a lista completa abaixo:
- Obesidade mórbida (leia também: Como saber se você está acima do peso ideal);
- Fibrose cística (mucoviscidose), displasia broncopulmonar (broncodisplasia) e outras doenças respiratórias com início na infância;
- Asma grave;
- Enfisema, bronquite crônica ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) ou outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
- Distrofia neuromuscular ou outra doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória;
- AIDS, câncer ou outra doença que cause imunodepressão;
- Diabetes mellitus;
- Cirrose hepática, hepatite viral crônica com exames de fígado no sangue alterados e/ou em uso de remédio contra o vírus da hepatite, e outras doenças do fígado;
- Insuficiência renal crônica, principalmente em diálise, e outras doenças do rim (não vale dor nas costas!);
- Anemia falciforme e outras alterações genéticas da hemoglobina;
- Qualquer doença em crianças e adolescentes que exija tratamento contínuo com ácido acetilsalicílico ou outros salicilatos;
- Insuficiência cardíaca;
- Cardiopatia isquêmica (veia entupida no coração), prolapso de valva mitral e outras doenças cardíacas se estiverem prejudicando a circulação sanguínea.
Atualização (1/4/2010): a segunda etapa da vacinação foi prorrogada; em vez de terminar dia 2, terminará dia 23 próximo. De acordo com o Ministério da Saúde, o motivo é o feriado da Páscoa. Outra forma de colocar isso é que não foram atingidas as metas de cobertura vacinal estipuladas para a etapa. Parece que as pessoas andam desconfiadas da vacina contra a gripe, mas eu não vou discutir muito o assunto. Já tomei a minha vacina e recomendo a todos que puderem que também tomem.
Nova atualização (27/4/10): A segunda e a terceira etapas foram prorrogadas, e vão até 7 de maio.
Pingback: Organização Mundial da Saúde mantém alerta contra gripe suína | Doutor Leonardo
Pingback: Doe sangue antes de receber a vacina contra a gripe suína | Doutor Leonardo
Não está claro as datas de vacinação para as faixas etárias:
3 até 19 anos e
40 até 59 anos.
Tem alguma informação?
Obrigado
Maxwell, essas pessoas não serão contempladas pela campanha de vacinação contra a gripe suína. Se você não estiver dentro dos critérios da campanha, ainda pode procurar a vacina junto à iniciativa privada.
meu filho tem 10 anos e retirou um rim faz 4 anos ele precisa tomar a vacina? minha mae tem 68 anos e teve osteoporose e tem pressao alta ela precisa tomar a vacina?
Rosane, se outro rim do seu filho estiver funcionando a contento, ele não faz parte do grupo que receberá a vacina da campanha. Em caso de dúvida, converse com o médico dele. Quanto à sua mãe, a osteoporose não influencia, mas o fato dela ter mais de 60 anos e hipertensão justifica que ela tome a vacina nos dias 24 de abril a 7 de maio, junto à vacina contra a gripe comum.
Pingback: Ministério da Saúde responde a boatos sobre vacina contra gripe suína | Doutor Leonardo
Maxwell Mariano
A população saudável dessas faixas etárias não estão inclusas na campanha de vacinação. O público-alvo foi definido dentre as pessoas que correm maior risco de desenvolver uma forma mais grave da doença.
Att,
Ministério da Saúde
comunicacao@saude.gov.br
Rosane,
Como o grupo de risco é abrangente e depende também do estado clínico da pessoa, a orientação do Ministério da Saúde é que seu filho e sua mãe procurem um médico, para que o próprio médico possa definir se eles fazem ou não parte do grupo de risco.
Att,
Ministério da Saúde
comunicacao@saude.gov.br
Como pagante de todos os impostos imputados pelos governos, e pelo fato de ter sido comprado com nosso dinheiro os 21.300.000 tratamentos de anti-virais declarados pelo ministro J.G.Temporão para Revista Época e que estão estocados para a SEGUNDA ONDA da gripe h1n1,gripe suína, nova gripe que virá agora no INVERNO/2010 gostaria que informassem qual será o destino dêsses medicamentos visto que os 9.000.000 comprados em 2005 já estão com sua validade vencida e também não haverá necessidade da utilização dos outros 12.300.000 comprados posteriormente pois compraram também 113.000.000 de vacinas e todas as pessoas pertencentes aos grupos de risco foram vacinadas e não terão essa gripe. Como se escreve um dito popular ” E AGORA JOSÉ “, abraços aos amigos da comunicacao@saude.gov.br