Dia 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes, e por isso resolvi escrever uma série de artigos sobre o assunto. Muitas pessoas, quando sentem algo, param para pensar se isso não pode ser um indício de diabetes, e por isso adotei os sintomas da doença como o assunto para o primeiro artigo.
Ao contrário do que muita gente acredita, obesidade não é um sinal de diabetes mellitus. O que o excesso de peso faz é aumentar o risco de diabetes! (Leia também: Como saber se você está acima do peso ideal
.)
Já o emagrecimento pode ser um indício de diabetes, especialmente se a pessoa não estiver fazendo dieta ou exercício físico. A maioria dos médicos usa como ponto de corte a perda de 5% do peso anterior ao longo de 6 meses para definir o emagrecimento como possivelmente causado por uma doença.
Quando uma pessoa tem diabetes, seu corpo não consegue aproveitar o açúcar que está presente no sangue. Isso faz com que o açúcar se acumule no sangue, ao mesmo tempo em que a pessoa passa fome. Além de perder peso, a pessoa com diabetes também tem um aumento do apetite.
O aumento da glicose no sangue também faz com que a pessoa apresente açúcar na urina. Antigamente, quando não existiam exames de laboratório e não se conheciam as doenças contagiosas, os médicos provavam a urina dos pacientes para diagnosticar uma série de doenças, e o diabetes era uma delas.
A presença de glicose na urina acaba puxando mais água, e o volume da urina aumenta. Como consequência, a pessoa fica com mais sede.
Além disso, o diabetes mellitus pode causar causar cansaço, fraqueza e sonolência. Outros sintomas comuns são coceira na pele ou nos órgãos genitais, infecções frequentes ou de difícil resolução, e visão borrada. (Algumas pessoas com miopia, ou seja, com dificuldade para enxergar de perto, podem ter o problema diminuído temporariamente porque o diabetes mellitus altera o trajeto da luz dentro do olho.)
Hoje em dia é possível fazer o diagnóstico do diabetes mellitus com facilidade, através dos exames de sangue, sem precisar esperar que o paciente chegue a sentir os efeitos colaterais. Não existe consenso, ou pior, existem vários consensos diferentes sobre com que frequência, e a partir de que idade as pessoas devem fazer o teste de diabetes.
O que todos acreditam é que algumas pessoas, como os obesos, devem fazer o exame com mais frequência. Segunda-feira que vem publico uma lista completa dos fatores de risco para o diabetes mellitus, e a seguir explicarei como prevenir (ou controlar) o diabetes mellitus.
Pingback: Quem tem risco de ter diabetes mellitus | Doutor Leonardo
Pingback: Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil | Doutor Leonardo
cuide_se a diabete e uma das piores doença;.
Pingback: Pausa para o mestrado | Doutor Leonardo
sou ciabetica a 17anos estou sofrendo porque estou perdendo peso e acho que e porcausa da dieta e gostaria de mudar meu remedio q tomo ha muitos anos glibemclamida emetformina estou tambem com o rins doendo tem como troca o remedio por outro melhor o q faço estou sem acopanhamento tenho 37anos
tenho diabetes e minhas visão anda muito ruim sera se tem a ver com a doença ? obrigada e
Essa pergunta será melhor respondida por uma consulta médica.
Pingback: Os 10 maiores fatores de risco para a nossa saúde | Doutor Leonardo
Desejo receber os artigos, comentários importantes para vivermos dias melhores.
Suely, é só clicar no link “Assinar” lá em cima, informar seu endereço de e-mail e clicar em “Submit”.
Pingback: Como prevenir o diabetes mellitus | Doutor Leonardo
O porque da sonolência na Diabetes ?
Tenho diabete tipo 2 há muitos anos, tomo Gliface de 750 duas vezes ao dia e Januvia de manhã, assim mesmo o indice não baixa. Tenho muita coceira no corpo que só melhora quando tomo prednisona. O que fazer?
Maria Aparecida, é necessária uma consulta médica para você obter conselho profissional aplicável a seu caso individual. De qualquer forma, é bom lembrar que prednisona (assim como outros corticoides) pode causar ou agravar diabetes mellitus tipo 2, e que diabetes mellitus é apenas uma das (muitas) causas de prurido.
Reeducação alimentar é fundamental para controlar o diabete e diminuir seus riscos. Parabéns pelo post!
Doutor, fiz enxames de sangue e a glicose eatava muito alta e tbm sinto alguns desses sintomas. Como posso saber se ja sou ou n diabético definitivo?
Provavelmente sim, mas isso só pode ser definido numa consulta médica.
Olá, Doutor Leonardo. Obrigada por compartilhar esse artigo, muito bom mesmo.
Dr. Eu Fiz um exame curva glicemica e o medicorpo disse que estava com açúcar no sangUE. Essas frequentes coceiras que aparece são sintomas de dose aluta de açúcar no sangue?
Gostei muito presiso de mais em formação.
Ter uma vída saudável nos dias de hoje e fundamental para prevenir diabetes e diabetes tipo 2