Para que usar cinto de segurança no banco de trás?

Andar no banco de trás do carro diminui o risco num acidente de trânsito. Pesquisadores dos EUA confirmaram em 2004 que passageiros dos assentos traseiros têm risco 39% menor de morrer numa batida de carro, quando comparados a passageiros dos assentos dianteiros. Contando tanto as mortes quanto as lesões graves, ocupar o assento traseiro diminui o risco em 33%. Vai ver é por isso que as pessoas não usam cinto de segurança no banco de trás.

Pessoas com cinto de segurança no assento traseiro

O Código Nacional de Trânsito tornou obrigatório o uso do cinto de segurança no final do século passado, sem exceção para os passageiros do banco de trás. Mesmo assim, a maioria das pessoas entendeu que o cinto de segurança só seria necessário para o motorista e o carona, até porque a fiscalização só estava multando quem não usava o cinto de segurança no banco da frente.

Deixando a lei um pouco de lado, será que o cinto de segurança realmente protege quem vai no banco de trás?

Os mesmos pesquisadores publicaram um novo estudo em 2006 respondendo a essa questão. E a conclusão foi de que sim, o cinto de segurança diminui o risco de morte em passageiros do banco de trás. Mais ainda, a pesquisa confirmou que esse efeito é válido para todas as faixas etárias, e tanto para carros sem airbag quanto para os com airbag. Dependendo da combinação de assento, idade e presença de airbag, o cinto de segurança previne entre 19% e 69% das mortes numa batida de carro.

(Bônus: Crianças no banco do meio, atrás, têm 10% a 20% menos chances de morrer numa colisão do que as crianças nos bancos traseiros laterais.)

Mas isso não é tudo. O cinto do passageiro também é importante para a segurança do motorista. O jornal científico Lancet publicou, em 2002, uma pesquisa onde os cientistas descobriram que o risco de morte do motorista aumenta em quase 5 vezes caso o passageiro logo atrás não use cinto de segurança. Mais recentemente foi publicado um novo estudo, com metodologia mais refinada, relatando chances de morte “apenas” 2,3 vezes maiores, e apenas para batidas de frente.

Os acidentes de trânsito são a 6ª maior causa de anos de vida perdidos e incapacidade no Brasil, e a 2ª entre os homens. Ajude a divulgar o vídeo acima, ou aquele publicado no Blog do Pediatra em Casa. Visite o site da campanha Eu sou legal no trânsito. E, mais importante ainda, use cinto de segurança, e insista para que todos no carro usem. Você pode estar salvando mais de uma vida.

Um comentário em “Para que usar cinto de segurança no banco de trás?

  1. Gislaine Ribeiro

    Amei esse artigo pois estou fazendo,minha monografia e trata sobre esse assunto,gostaria de estar recebendo mais coisas ao respeito.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *