Andar no banco de trás do carro diminui o risco num acidente de trânsito. Pesquisadores dos EUA confirmaram em 2004 que passageiros dos assentos traseiros têm risco 39% menor de morrer numa batida de carro, quando comparados a passageiros dos assentos dianteiros. Contando tanto as mortes quanto as lesões graves, ocupar o assento traseiro diminui o risco em 33%. Vai ver é por isso que as pessoas não usam cinto de segurança no banco de trás.
O Código Nacional de Trânsito tornou obrigatório o uso do cinto de segurança no final do século passado, sem exceção para os passageiros do banco de trás. Mesmo assim, a maioria das pessoas entendeu que o cinto de segurança só seria necessário para o motorista e o carona, até porque a fiscalização só estava multando quem não usava o cinto de segurança no banco da frente.
Deixando a lei um pouco de lado, será que o cinto de segurança realmente protege quem vai no banco de trás?
Os mesmos pesquisadores publicaram um novo estudo em 2006 respondendo a essa questão. E a conclusão foi de que sim, o cinto de segurança diminui o risco de morte em passageiros do banco de trás. Mais ainda, a pesquisa confirmou que esse efeito é válido para todas as faixas etárias, e tanto para carros sem airbag quanto para os com airbag. Dependendo da combinação de assento, idade e presença de airbag, o cinto de segurança previne entre 19% e 69% das mortes numa batida de carro.
(Bônus: Crianças no banco do meio, atrás, têm 10% a 20% menos chances de morrer numa colisão do que as crianças nos bancos traseiros laterais.)
Mas isso não é tudo. O cinto do passageiro também é importante para a segurança do motorista. O jornal científico Lancet publicou, em 2002, uma pesquisa onde os cientistas descobriram que o risco de morte do motorista aumenta em quase 5 vezes caso o passageiro logo atrás não use cinto de segurança. Mais recentemente foi publicado um novo estudo, com metodologia mais refinada, relatando chances de morte “apenas” 2,3 vezes maiores, e apenas para batidas de frente.
Os acidentes de trânsito são a 6ª maior causa de anos de vida perdidos e incapacidade no Brasil, e a 2ª entre os homens. Ajude a divulgar o vídeo acima, ou aquele publicado no Blog do Pediatra em Casa. Visite o site da campanha Eu sou legal no trânsito. E, mais importante ainda, use cinto de segurança, e insista para que todos no carro usem. Você pode estar salvando mais de uma vida.
Amei esse artigo pois estou fazendo,minha monografia e trata sobre esse assunto,gostaria de estar recebendo mais coisas ao respeito.