A sabedoria popular diz que cachorro com muito dono morre de fome
, e na saúde também é assim. Uma das características mais importantes da medicina de família e comunidade é a continuidade da relação entre a pessoa e seu médico. O fato de uma pessoa ser atendida quase sempre pelo mesmo profissional (em vez de procurar um médico diferente para cada problema), e ainda o fato de uma pessoa ser atendida pelo mesmo médico ao longo de vários anos, são fundamentais para garantir a saúde da pessoa.
Dois artigos científicos de revisão sistemática, publicados respectivamente nas revistas Family Practice e The Journal of Family Practice, conferiram até onde isso é verdade, e quais são realmente os resultados práticos da continuidade da relação entre a pessoa e seu médico. Em resumo, foram comprovados vários benefícios, tanto para a pessoa quanto para o sistema de sáude como um todo, e nenhum estudo encontrou evidências consistentes de qualquer prejuízo causado por essa continuidade.
- Cuidados médicos de alto nível. As pessoas atendidas sempre pelo mesmo médico recebem mais serviços de prevenção, têm mais facilidade para se comunicar com o médico e para participar das decissões sobre seu próprio tratamento. Parte desses benefícios também podem ser obtidos ao ser atendido por médicos variados numa mesma clínica.
- Resultados clínicos superiores. Ser atendido pelo mesmo médico (mas não por médicos variados na mesma clínica) diminui o risco de morte precoce, bem como reduz a necessidade de atendimentos em pronto-socorro, de internações hospitalares, e CTI. Também predispõe a pessoa a menos infartos, úlceras de estômago e outras doenças.
- Satisfação garantida — ou o seu dinheiro de volta! Tudo bem, não chega a tanto, mas é mais ou menos por aí. Quem é atendido pelo mesmo médico ao longo de vários anos fica mais satisfeito; e também existem estudos sugerindo que ser atendido preferencialmente por um único médico também está associado a uma maior satisfação com o atendimento.
- Menores custos. Consultar o mesmo médico durante anos seguidos está associado a menores gastos totais com saúde, tanto do ponto de vista da pessoa quanto do ponto de vista do plano de saúde.
Infelizmente, metade dos brasileiros ainda não tem acesso à estratégia Saúde da Família pelo SUS, e o sistema de saúde privado brasileiro é um shopping center
, como disse o presidente da SBMFC em entrevista sobre a pesquisa do Ipea que destacou a satisfação da população com a Saúde da Família. Mas cada pessoa pode e deve eleger um médico de confiança, e procurar sempre consultá-lo primeiro, procurando um outro profissional apenas com a indicação do primeiro. Como os estudos indicam, com essa atitude a pessoa só tem a ganhar.
Pingback: Rotatividade do médico na Saúde da Família faz mal à saúde (e ao bolso) | Doutor Leonardo
Dr. Leonardo, achei interessante o informativo sobre a Rotatividade do médico na Saúde da Família. Desejo receber mais informações no meu email. Fique na Paz
Pingback: Como evitar a rotatividade do médico de família | Doutor Leonardo
Bom dia Dr. Leonardo, poderia mandar mais algumas considerações sobre a Rotatividade do médico na Saúde da Família e sobre a necessidade de permanência do mesmo profissional no ESF, afinal é melhor consultar sempre o mesmo médico
Curioso você comentar isso, acabei de escrever dois artigos sobre o assunto:
Pingback: Como evitar a rotatividade do médico de família | Doutor Leonardo