É com muita felicidade que anuncio o lançamento do Tratado de Medicina de Família e Comunidade, livro de que sou um dos autores. Aguardo ansiosamente meu exemplar, até porque estou confiante de que o tratado ficou muito bom.
O livro é o mais completo lançado no Brasil, quiçá no mundo. São mais de 2 mil páginas, divididas em 2 volumes: um sobre os princípios da especialidade, e outro sobre o manejo dos problemas e sintomas. Um dos editores, Gustavo Gusso, é presidente da SBMFC e leitor deste blog. Ontem ele contou mais sobre a dimensão da obra:
Muitos ja sabem do que se trata mas não custa lembrar que são aproximadamente 400 autores do Brasil todo (em geral este tipo de obra reune 200 autores sendo 80% da mesma universidade ou estado) além de destaques internacionais como Barbara Starfield, Iona Heath, Trisha Greenhalgh, Marc Jamoulle, Juan Gervas, etc.. com capítulos feitos especialmente para o livro. Quase todos os autores têm alguma relação com a atenção primária ou estratégia saúde da família e a maioria trabalha ou trabalhou na ponta. E o livro ficou muito bonito.
O capítulo que me coube foi o de cólica renal. “Mas, Leonardo,” você me pergunta, “cólica renal não é coisa de urologista?” É, mas não só. Eu mesmo volta e meia atendo a alguém com cólica renal. O capítulo sequer dá o nome de uma série de intervenções urológicas, e mesmo assim traz as informações necessárias para a abordagem e o manejo do problema na atenção primária à saúde — o que inclui listar as situações em que vale a pena encaminhar a pessoa ao urologista. (Leia também: “Como prevenir um novo cálculo renal“.)
De acordo com McWhinney (1966), uma das características de uma especialidade médica é ter um corpo de conhecimento definido. O Tratado de Medicina de Família e Comunidade é uma prova da maturidade da nossa especialidade no Brasil, e eu fico feliz de estar fazendo a minha parte.
Parabéns! este livro será uma conquista a mais em sua carreira brilhante de médico da família, atenção aos ACS, enfim, à saúde pública no Brasil. Abraço.
Compartilho com voce ,realmente é um grande momento para
os que se dedicam a essa especialidade.Já comecei divulgar o livro aos profissionais da Saúde da Família.
Parabéns pela sua dedicação.
Em primeiro lugar parabéns,como faço para adquirir o livro?
É só seguir o link no começo do artigo.
Pingback: Tratado de medicina de família ganha prêmio Jabuti | Doutor Leonardo