Eu já havia divulgado anteriormente que a Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC) está realizando, mensalmente, um programa de educação continuada chamado rodas de discussão clínica. O que eu ainda não tinha dito é que uma das rodas seria conduzida por mim: neste sábado, dia 27 de outubro de 2012, às 09 horas, no auditório do CRM-ES, discutiremos a abordagem da cólica renal pelo médico de família e comunidade.
Não por acaso, este é o assunto do meu capítulo no Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Como eu comentei na ocasião do lançamento do livro, o conteúdo do capítulo está diferente do que seria encontrado num livro de clínica médica ou de urologia, simplesmente porque o campo de ação do médico de família e comunidade também é diferente. Para ficar em um único exemplo, é fundamental que o médico de família e comunidade saiba que a maior parte dos cálculos urinários são expelidos espontaneamente, mas as pessoas que chegam ao urologista já tem uma probabilidade muito maior de precisar de uma intervenção.
Planeta Saude Brasil Doutor Leonardo: Nota rápida: roda de discussão clínica neste sábado http://t.co/XGB9LaBt Clique no link